insget.net 1759271745975

Leitura de Portfólio com Rosely Nakagawa

Além de um importante processo de seleção, a leitura de portfólio é um encontro de escuta, crítica e troca, capaz de apontar caminhos, fortalecer propostas e evidenciar a singularidade de cada olhar fotográfico.

Nesta edição do QXAS, as curadoras Rosely Nakagawa e Mônica Maia, referências na fotografia brasileira, conduzem esta etapa oferecendo devolutivas individuais que podem ser decisivas no amadurecimento de trajetórias autorais.

Busca desenvolver seu trabalho com mais clareza e consistência? Essa é uma oportunidade valiosa.

⚡ As vagas passam por pré-seleção. O envio de portfólio é obrigatório.

Programe-se!

▪️Sexta (24)
8h30 • Rosely Nakagawa
Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá/CE

MINIBIO:
Rosely Nakagawa é arquiteta de formação. Criou a primeira galeria de Fotografia em São Paulo, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas em 1979. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI desde 1996, depois da saída de Stefania Bril e foi curadora das galerias Fnac de 2004 a 2010.

Como curadora independente em fotografia, realizou mostras e edições de livros de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, entre eles :
Anna Mariani, Carlos Moreira, Eduardo Viveiros de Castro, Keiichi Tahara, Eduardo Viveiros de Castro, Luis Braga, Luiz Gonzalez Palma, Mario Cravo Neto, Martin Chambi, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Fernando Lemos, entre outros nomes da fotografia contemporânea.

Como comissária e curadora de artes plásticas atuou trabalhando nas exposições de artistas plásticos como Fabrizio Plessi, Aldemir Martins, Candido Portinari, Feres Khoury, Luise Weiss, Rubens Matuck e trabalhou com acervos de museus e institutições culturais brasileiras como  Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea,  Biblioteca Guita e José Mindlin, Instituto Moreira Salles,  Instituto de Estudos Brasileiros, Instituto Socioambiental, entre outros. Foi a primeira curadora a ocupar o espaço expositivo do SESC São Paulo no SESC Fábrica Pompéia em 1986.

Desde então, anualmente tem realizado mostras em diversas unidades do SESC/SP. É membro do conselho curador do Museu da Cultura Cearense Dragão do Mar desde 2000, e da Associação VIDEOBRASIL desde 1986. Em museus e galerias fora do Brasil, atuou nos EUA New York _ PS1 / MOMA, quando realizou em 1988 a exposição coletiva Brazil Projects e no e Guggenheim Soho, em 1998 e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em 2024.

A partir de 2017 inicia a consultoria para a SECULT Ceará e desde 2021 está na direção do Centro Cultural do Cariri.
Inscrições pela plataforma Sympla.

insget.net 1759271897030

Data

24 out 2025
Encerrado!

Horário

08:30

Custo

GRATUITO

Mais Informações

INSCREVA-SE

Localização

Fundação Cultural de Quixadá

Organizador

QXAS Festival