
Vem chegando a Exposição “Paisagens de Dentro”, do Qxas 2025!
PAISAGENS DE DENTRO
A cineasta e artista visual francesa Agnès Varda (1928–2019), em seu documentário autobiográfico As Praias de Agnès (2008), afirma: “se abríssemos as pessoas, encontraríamos paisagens”. A frase, dita logo no início do filme, ecoa a ideia de que os lugares nos constituem — somos atravessados por paisagens, tanto física quanto emocionalmente. Ao mover-se entre superfícies que refletem o céu, o mar e o seu próprio corpo, ela sugere que o que está fora também nos habita. Partimos da ideia de que a paisagem não é um dado natural, mas uma construção sensível e simbólica, onde memória, matéria e subjetividade se entrelaçam. A paisagem é tanto tema quanto meio; é o que observamos e também o espaço no qual nos situamos.
Nesse contexto, Paisagens de Dentro não são apenas cenários: são camadas de tempo e memória, atravessadas por afetos, ruínas, objetos, pessoas e arquivos, afinal paisagens nunca são espaços neutros, mas campos relacionais libertos dos limites entre sujeito e ambiente. A convocatória propõe olhar o mundo de dentro — como quem escava sentidos em diferentes espaços, nos retratos antigos, nas tradições e ritos. Fotografias que ressoem em silêncio e evoquem aquilo que pode ser esquecido.
Paisagens de Dentro é, portanto, um convite a pensar o visível através do sensível. A partir de práticas artísticas e documentais, da materialidade das imagens e da intimidade dos arquivos, buscamos obras que atuem como vestígios, camadas e inscrições de territórios vivos — inventados, vividos ou sonhados.
CURADORIA:
Fernanda Siebra | Michelle Maciel | Rafael Vilarouca
