“Tudo que já foi,
é o começo
do que vai vir!”
O Festival oferece oportunidades de formação por meio de workshops, oficinas, palestras, leituras de portfólio, vivências, projeções comentadas, bate papos, encontros e outros.
Essa iniciativa capacitam artistas visuais profissionais e amadores, pesquisadores locais e nacionais a aprimorarem suas habilidades e aprofundar seu entendimento no campo das artes.
O QXAS é um festival realizado nas cidades de Quixeramobim e Quixadá, no Sertão Central do Ceará, durante 4 dias intensos de muitas trocas, reflexões e encontros que promovem um intercâmbio entre a fotografia cearense e a fotografia contemporânea brasileira.
Quem, pela primeira vez, observa o sertão antes das chuvas não conseguem antecipar, na imaginação, o verde que um dia alcançará os olhos. Se, pelo contrário, a primeira visão é a de um açude cheio, nem sempre será possível compreender que as águas mais profundas somem em um tempo em que tudo vira lágimas.
Há dias de seca e de abudância, conectados pelos ciclos da natureza e das pessoas.
No sertão e na vida, como escreveu João Guimarães Rosa, “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”. É com do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central.
Curadoras:
Iana Soares
Maíra Gamarra
Água Viva (CE)
Alessandra França (AM)
Ana Sabiá (SC)
Beatriz Boblitz (CE)
Claudia Tavares (RJ)
Dayane Araújo (CE)
Ederson Lauri (RO)
Fernanda Dias (RJ)
Fred Jordão (PE)
Henrique Fujikawa (SP)
Isabela Arantes (MG)
Joelington Rios (MA)
Karina Martins (PA)
Leco Jucá (CE)
Leonardo Pacheco (PE)
luk1nh4z (CE)
Marcelinho Hora (SE)
Marcelo Reis (BA)
Nino Rezende (MG)
Patricia Brasil (PA)
Paula Pedrosa (SP)
Raul Plassman (CE)
Renata Voss (BA)
Rodrigo Patrocínio (CE)
Rodrigo Zeferino (MG)
Tarcísio Filho (CE)
Tayná Uràz (RJ)
Thanis Parajara (RJ)
Victori de Lima (CE)
Walter Thoms (PR)





























Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), defendeu dissertação com o tema Gestão Cultural e a Responsabilidade Cultural das Empresas, em 2002. É também mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa sobre Fotografia Moderna e Contemporânea, concluída em 2013.
Atua como produtora cultural, curadora e editora desde 1985. Fundou e administra as empresas Terra da Luz Editorial e Imagem Brasil. O foco da editora está voltado para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural brasileiro. Patricia Veloso administra também a Imagem Brasil Galeria, um espaço dedicado à fotografia e que dialoga com outras linguagens, como a literatura, a música e o cinema.

Artista visual autodidata nascido em Juatuba, Minas Gerais, Brasil, graduado em química em 1980. Vive atualmente em Diamantina/MG. A partir de 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Também tem pesquisado as mídias eletrônicas incluindo a seqüência e o movimento.
Entre outras linhas de interesse aborda temáticas relativas à identidade e a memória da cultura afrodescendente com trabalhos de corte social e crítico, que muita às vezes nos leva a diversos níveis de leituras. Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em várias mostras no Brasil, exterior e tem recebido prêmios e a consagração do público e da crítica.
